Translate

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O DIÁRIO TESTOU BOTOEIRAS

O DIÁRIO TESTOU BOTOEIRAS
Sinal aberto em um minuto
EDUARDO RODRIGUES
Diário Gaúcho testou o dispositivo em sete semáforos diferentes da Capital. Usuários dizem que o tempo para a travessia é pequeno.Uma boa notícia para o pedestre que anda apressado por aí. As botoeiras dos semáforos funcionam.
Porém, na Capital, nem todos os locais contam com o dispositivo.Ao apertar o botão, você tem de cara duas vantagens.
Primeiro, não correrá o risco de ser atropelado. Segundo, perderá, no máximo, um minuto até o sinal autorizar a travessia (se não for horário de pico).Esse foi o tempo médio cronometrado pelo Diário Gaúcho em sete pontos da cidade. O teste mostra, no entanto, uma preocupação de usuários: o tempo para a travessia é considerado pequeno.
- Cálculo é de 1m por segundoSegundo a EPTC, é usado como base para o cálculo do tempo a medida de 1m (que seria o tamanho de um passo) por segundo. Para idosos, como o jardineiro Edemar Conceição dos Santos, 64 anos, que caminha devagar, vencer o trajeto é um desafio.
– Podia ser mais demorado. Esses dias, eu ainda atravessava quando um carro arrancou e freou na faixa – lembra.
- EPTC diz que é suficienteA gerente de planejamento em trânsito e circulação, Carla Meinecke, explica que o tempo utilizado na Capital é superior ao recomendado pelo Departamento Nacional de Trânsito.
O órgão indica 1,2m por segundo, mas a EPTC adotou a média de 1m por segundo para dar mais tempo ao pedestre.– Se ele está parado no semáforo, o tempo é suficiente.
Agora, se começa a atravessar com o sinal já aberto, ele terá de correr – afirma Carla.eduardo.rodrigues@diariogaucho.com.br
Estrutura
- Porto Alegre tem 5.370 sinaleiras para veículos e 2.216 para pedestres.
- Existem 937 cruzamentos com semáforos (cada um é formado por várias sinaleiras).
- Desses, 325 tem botoeira para pedestre.
Como funciona a botoeira?
- O sinal não abre assim que você aperta o botão. O dispositivo funciona como o de um elevador.
- Ou seja, é um aviso ao semáforo de que existe alguém esperando.
- Se ninguém aperta a botoeira, o sinal não fecha, não fica verde para o pedestre.
Atenção!
- Não adianta ficar pressionando o botão ou tocá-lo várias vezes.
- O sistema é acionado no primeiro contato. Devido ao mau uso e a atos de vandalismo, 12 botoeiras são consertadas por mês.
O teste (em ruas e avenidas) Ipiranga, em frente à ZH
- Botão acionado: 10h56min
- Sinal aberto: 10h57min
Ipiranga com a Santa Cecília
- Botão acionado: 11h07min
- Sinal aberto: 11h08min
Protásio Alves com Ivo Corseuil
- Botão acionado: 11h18min
- Sinal aberto: 11h19min
Montenegro, em frente ao Colégio Florinda Tubino Sampaio
- Botão acionado: 11h23min
- Sinal aberto: 11h24min
Nilo Peçanha (Praça da Encol)
- Botão acionado: 11h29min
- Sinal aberto: 11h30min
Assis Brasil, nº 2200
- Botão acionado: 11h47min
- Sinal aberto: 11h48min
Francisco Trein (Hosp. Conceição)
- Botão acionado: 11h57min
- Sinal aberto: 11h57min
Fonte: Diário Gaúcho, 18/08/09

5 comentários:

Ricardo Conceição disse...

Quem é a EPTC para estipular o tempo eles não atravessam ruas andam de carro por todo lado e nada fazem....

Sonia Ramos disse...

Muitos botões nem funcionam, tempo e respeito com pedestres falta.

Sonia Ramos disse...

Muitos botões nem funcionam, tempo e respeito com pedestres falta.

Maria Inês Mascarenhas disse...

Tempo para poder atravessar é importante os carros que esperem um pouco, tudo ta louco principalmente os motoristas.

Fernanda Guerra disse...

Tempo suficiênte para qualquer ser humano atravessar.